BIOGRAFIA
Valéria Lobão iniciou a carreira de cantora na década de 90, fazendo coro em gravações. As primeiras, no estúdio de Roberto Menescal, no Rio de Janeiro.
O seu primeiro álbum solo - CHAMADA (2011), recebeu o Prêmio Funarte de Apoio à Gravação de Música Popular. Produzido por Carlos Fuchs, o disco privilegiou canções de autores cariocas contemporâneos e reuniu mais de cinquenta músicos, dentre arranjadores e instrumentistas, além da participação especial de Gilson Peranzzetta, Pedro Luis e a Parede, Marcos Sacramento e Equale.
Em 2015, lançou o seu segundo cd solo - NOEL ROSA, PRETO E BRANCO (2015), indicado ao Grammy Latino 2015 (best recording package - design Anna Amendola). Esse álbum duplo de voz e piano traz pérolas raras de Noel Rosa, mescladas com alguns de seus grandes clássicos. O CD contou com a presença e arranjo de vinte e dois pianistas, dentre eles André Mehmari, Gilson Peranzzetta, João Donato, Leandro Braga, Cristovão Bastos, Itamar Assiere, Vitor Gonçalves, Rafael Vernet, Duo Gisbranco e Carlos Fuchs, que assinou a Produção Musical do projeto. O CD também reuniu cantores que muito inspiram Valéria em sua carreira - Joyce Moreno, Mariana Baltar, Nina Wirtti, Marcelo Pretto, João Cavalcanti e Moyséis Marques.
As canções do CD Noel Rosa, preto e branco foram interpretadas em importantes palcos no Rio de Janeiro, como Sala Cecilia Meireles, Arena do Espaço SESC Copacabana, Teatro Municipal de Niterói, Espaço Cultural BNDES, Espaço Tom Jobim, e em Nova York.
Como integrante do Grupo Vocal Equale, lançou três cds: NA PRAIA DE CAYMMI (2017) - vencedor do 29ª Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de MPB, UM GOSTO DE SOL (2004) - que contou com a participação especial de Milton Nascimento e Danilo Caymmi - e EXPRESSO GIL (2000).
Apresentou-se em expressivos espaços culturais cariocas e participou de CDs e shows de Joyce Moreno, Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Zé Paulo Becker, Danilo Caymmi, Mariana Baltar, Yuri Popoff e outros.
Com os músicos Pedro Aragão e Sergio Valdeos, Valéria iniciou um projeto com canções Ibero Americanas, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025.
LINKS :
FOLHA DE SAO PAULO - maio 2015 (por Alvaro Costa e Silva - O Marechal)
MUSIQUALIDADE - fevereiro 2015 (por Rubens Lisboa)
CORREIO BRAZILIENSE - março 2015
ARTE VIVA REVISTA - marco 2015
BLOG NOTAS MUSICAIS - janeiro 2015 (por Mauro Ferreira)
VEJA RIO – janeiro 2015 (por Rafael Cavaliere)
G1 - GLOBO.COM - janeiro 2015 (por Antono Carlos Miguel)
REVISTA MUSICA BRASILEIRA - janeiro 2015 (por Luis Pimentel)
O EMBRULHADOR – janeiro 2015 (por Ed felix)