BIOGRAFIA
Valéria Lobão iniciou a carreira de cantora na década de 90, fazendo coro em gravações. As primeiras, no estúdio de Roberto Menescal, no Rio de Janeiro.
Como integrante do Grupo Vocal Equale, lançou três cds: NA PRAIA DE CAYMMI (2017) - vencedor do 29ª Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de MPB, UM GOSTO DE SOL (2004) - que contou com a participação especial de Milton Nascimento e Danilo Caymmi - e EXPRESSO GIL (2000).
Apresentou-se em expressivos espaços culturais cariocas e participou de CDs e shows de Joyce Moreno, Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Zé Paulo Becker, Danilo Caymmi, Mariana Baltar, Yuri Popoff e outros.
O seu primeiro álbum solo - CHAMADA (2011), recebeu o Prêmio Funarte de Apoio à Gravação de Música Popular. Produzido por Carlos Fuchs, o disco privilegiou canções de autores cariocas contemporâneos e reuniu mais de cinquenta músicos, dentre arranjadores e instrumentistas, além da participação especial de Gilson Peranzzetta, Pedro Luis e a Parede, Marcos Sacramento e Equale.
Em 2015, lançou o seu segundo cd solo - NOEL ROSA, PRETO E BRANCO (2015), indicado ao Grammy Latino 2015 (best recording package - design Anna Amendola). Esse álbum duplo de voz e piano traz pérolas raras de Noel Rosa, mescladas com alguns de seus grandes clássicos. O CD contou com a presença e arranjo de vinte e dois pianistas, dentre eles André Mehmari, Gilson Peranzzetta, João Donato, Leandro Braga, Cristovão Bastos, Itamar Assiere, Vitor Gonçalves, Rafael Vernet, Duo Gisbranco e Carlos Fuchs, que assinou a Produção Musical do projeto. O CD também reuniu cantores que muito inspiram Valéria em sua carreira - Joyce Moreno, Mariana Baltar, Nina Wirtti, Marcelo Pretto, João Cavalcanti e Moyséis Marques.
As canções do CD Noel Rosa, preto e branco foram interpretadas em importantes palcos no Rio de Janeiro, como Sala Cecilia Meireles, Arena do Espaço SESC Copacabana, Teatro Municipal de Niterói, Espaço Cultural BNDES, Espaço Tom Jobim, e em Nova York.
Com os músicos Pedro Aragão e Sergio Valdeos, Valéria gravou um álbum com canções Ibero-Americanas, que será lançado em 2024.
LINKS :
FOLHA DE SAO PAULO - maio 2015 (por Alvaro Costa e Silva - O Marechal)
MUSIQUALIDADE - fevereiro 2015 (por Rubens Lisboa)
CORREIO BRAZILIENSE - março 2015
ARTE VIVA REVISTA - marco 2015
BLOG NOTAS MUSICAIS - janeiro 2015 (por Mauro Ferreira)
VEJA RIO – janeiro 2015 (por Rafael Cavaliere)
G1 - GLOBO.COM - janeiro 2015 (por Antono Carlos Miguel)
REVISTA MUSICA BRASILEIRA - janeiro 2015 (por Luis Pimentel)
O EMBRULHADOR – janeiro 2015 (por Ed felix)