CD NOEL ROSA, PRETO E BRANCO

Valéria Lobão nos presenteia com lindas e surpreendentes imagens sonoras da obra daquele que foi o precursor da moderna música popular brasileira, Noel Rosa. E faz isso de maneira notável, intensa e cheia de sabores, ora doces, ora ácidos; caminhando da dor profunda ao total escárnio e irreverência, com naturalidade e graça.

 

Para realizar esta façanha, Valéria se cerca de talentos ímpares que, através das teclas pretas e brancas do piano, fazem jorrar um mar de incontáveis cores, para nosso prazer e regozijo.

 

Produzir este projeto me fez admirar ainda mais a cantora, que se mostra madura, emocionando a cada interpretação de clássicos e outras canções que, incrivelmente, por décadas permaneceram em descanso. É interessante notar-se que todos os pianistas se servem do mesmo instrumento, que por sua vez utiliza sempre os mesmos microfones e pré-amplificadores para a captação sonora, ou seja, as diferenças tímbricas que ouvimos é justamente uma das grandes riquezas deste programa – o som de cada um. Finalmente, como pianista, pude ter uma aula após outra, por meses a fio, com grandes mestres que generosamente aceitaram tomar parte desta linda homenagem a Noel. Se esses encontros, por si só, já são motivo de grande felicidade musical, junte-se à eles o poder que Valéria possui de tocar nossos corações, e lhes apresento aqui uma belíssima jóia rara. (Carlos Fuchs)

Indicado ao Grammy Latino 2015 (best recording package - projeto gráfico Anna Amendola) e ao Independent Music Awards 2016, o álbum duplo NOEL ROSA, PRETO E BRANCO contou com a presença de 22 pianistas que assinam o mesmo número de arranjos inéditos - André Mehmari, João Donato, Leandro Braga, Carlos Fuchs, Claudio Andrade, Cristovão Bastos, Gilson Peranzzetta, Itamar Assiere, Cliff Korman, Marcos Nimrichter, Adriano Souza, Duo Gisbranco, Eduardo Farias, Fernando Leitzke, Rafael Martini,  Gabriel Geszti,  Marcelo Caldi,  Vitor Gonçalves, Rafael, Vernet, Robert Fuchs e Tomás Improta.

 

Também participam do disco cantores que muito inspiram Valéria em sua carreira: Joyce Moreno, Marcelo Pretto, Mariana Baltar, Nina Wirtti, João Cavalcanti e Moyséis Marques.

 

NOEL ROSA, PRETO E BRANCO foi finalizado através de financiamento coletivo (crowdfunding) e teve suas canções apresentadas em importantes palcos do Rio de Janeiro - Sala Cecilia Meireles, Arena do Espaço Sesc Copacabana, Espaço Tom Jobim, Teatro Municipal de Niterói - e também na Cidade de Nova York. 

FICHA TÉCNICA

produção musical, gravação, mixagem e masterização | carlos fuchs

assessoria de gravação e mixagem | david brinkworth

gravações adicionais | daniel vasques e gustavo krebs

gravado, mixado e masterizado no estúdio tenda da raposa

rio de janeiro | brasil

preparação e direção vocal | felipe abreu

fotografias | edu monteiro (fotonauta)

assistência de fotografia | netinho albuquerque 

maquiagem e produção fotos | margo margot

figurino | margo margot e caroline jordão 

projeto gráfico | anna amendola 

idealização e produção executiva | valéria lobão

selo | tenda da raposa

C 2015

criado por Valéria Lobão - 2015

tendadaraposaproducoes@gmail.com